Creme de amendoim caseiro

27.6.14


Se tem uma coisa que eu amo de paixão (além da Nutella) é creme de amendoim. Nada melhor do comer um pãozinho quentinho com uma generosa camada desse creme delicioso por cima e uma caneca enorme de café para começar bem o dia. Como aqui no Brasil o creme de amendoim é caríssimo (6,00 aqui na minha cidade um potinho minúsculo) eu vou te ensinar a receita dessa maravilha e que é baratinha! Vamos lá!


Você vai precisar de:

1/2 xícara de amendoim torrado e sem pele (eu já compro ele assim porque não tenho paciência pra torrar e tirar a pele dele);
1 colher de sopa de açúcar (a quantidade de açúcar vai depender do seu gosto, se quiser mais doce é só colocar mais açúcar);
1 colher de sopa de óleo aproximadamente, se precisar (usei o de milho, mas você pode usar o óleo que quiser).

Bata primeiro o amendoim, eu prefiro usar um processador, mas dá pra fazer no liquidificador também, só ter cuidado e paciência pra não queimar! Vá parando de vez em quando para limpar as bordas e bater tudo muito bem. Quando estiver bem processado, mas sem ter virado uma pasta ainda, junte o açúcar. Bata mais até começar a ficar cremoso. Se você perceber que ele não está virando um creme acrescente o óleo aos poucos, pode ser que com menos quantidade já fique no ponto. Bata mais até ficar bem cremoso. No total você vai bater por aproximadamente 5 minutos. Se você quiser ele mais liso, sem os pedacinhos de amendoim, terá que bater mais. Eu não me importo de ter uns pedacinhos, desde que eles sejam bem pequenos. Pode guardar na geladeira por até 15 dias.

Viu, bem fácil, não é?  O único trabalho que você vai ter é torrar e descascar o amendoim e se você fizer como eu e comprar ele já torrado e sem pele, seu trabalho vai ser praticamente zero! Eu uso o miniprocessador para bater, mas acho que o essencial seria o processador grande, porque ele tem uma potência maior e processa mais rápido e com mais força, deixando ele cremoso e mais liso em menos tempo. Se for usar o liquidificador aconselho a fazer uma receita dessa por vez, para não queimar e ir batendo aos poucos. Na verdade, aconselho a fazer uma só receita sempre, porque como não leva nenhum conservante ele estraga mais rápido que os industrializados! Aí você faz só o suficiente para as duas semanas!

Como dá pra ver ele ficou com uns pedacinhos, mas são bem pequenininhos e não atrapalham em nada. Se quiser mais liso é só bater mais! ;)

E foi assim que ficou o meu! Como alguns amendoins estavam com casca e eu não me importei em tirar, dá pra perceber alguns pedacinhos mais vermelhinhos, mas eu não ligo! E ficou maravilhosamente delicioso! Muito bom mesmo. Aconselho a todos a fazer essa gostosura, porque vale a pena.
Espero que tenham gostado da receitinha.
Beijos e até a próxima!

Você também pode gostar desses:

4 comentários

  1. AMO creme de amendoim! Vou fazer a receita aqui em casa pra ver como fica! hihihihih

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo!! Só não amo mais que Nutella (que em breve terá a receita aqui também)! =D
      Faça sim! Você não irá se arrepender!
      Bjs ^^

      Excluir
  2. Amendoim é bom demais, estou doido para experimentar!!! *-*

    ResponderExcluir