Tudo sobre a minha faculdade: Arquitetura e Urbanismo - Primeiras Impressões

28.1.16



Olá meus cupcakes lindos! Tudo bem com vocês? Não sei se vocês já sabem, mas eu estudo e estou entrando no 3° período do curso de Arquitetura e Urbanismo. Eu queria fazer esse post já há algum tempo, mas como o curso ainda estava muito no comecinho eu decidi adiar essa postagem.

Eu resolvi falar sobre o curso agora, já que no último período já tive algumas matérias bem interessantes e práticas, que me fez ter um pouco da noção do que é ser um arquiteto. Por isso me sinto um pouco mais a vontade para contar sobre as primeiras impressões do curso de Arquitetura e Urbanismo e pretendo fazer outros posts ao longo do curso, assim pretendo ajudar aqueles que estão com algumas dúvidas sobre ele! Venham comigo!

O que um arquiteto faz?

"O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos. Já o urbanista planeja e organiza o crescimento de cidades e bairros." - Arquitetura e Urbanismo, Guia do Estudante.

A maioria das pessoas tem uma noção equivocada do que é ser um arquiteto, agem como se o arquiteto só desenhasse, com certeza ouvirei muitos comentários do tipo: "Cobrar tudo isso por um simples desenho?" Só que não é um simples desenho. Como disse a Arquiteta Adriana Bartolomucci :"(...) Somos formados para criar o espaço onde o homem vive, estuda, trabalha, circula, se diverte, para isso estudamos ergonomia que é a ciência do homem no uso de objetos ( cadeira, mesa, cama, escada, etc), estudamos também a iluminação adequada para a área onde será executado o projeto, como insolação , iluminação, janelas, portas, estudamos também a ventilação para que circule o ar agradavelmente e também de forma saudável na residência ou espaço a ser criado, estudamos a circulação para que se torne mais fácil o acesso, etc, estudamos também a acustica do ambiente, estudamos as necessidades para viver bem, as necessidades de acessibilidade para deficientes físicos e mentais e adequamos a tudo isto a arte da beleza, estética, harmonia, conforto térmico e acústico, estilo, etc." 


Como funciona o curso?

Muita gente tem medo do curso conter muito cálculo, isso depende muito de faculdade pra faculdade, alguns porém não possui muitas matérias de exatas, que é o caso da minha faculdade. Não tem na matriz curricular uma disciplina totalmente de exatas, mas sim algumas em que veremos como utilizar esses cálculos no futuro em um projeto. É o caso da matéria Geometria Descritiva (meu algoz do 1° período).

A maior parte das disciplinas são ligadas a arte: História da Arte, Atelier de Projeto, Desenho Arquitetônico, Maquete, Restauração e por aí vai. Tem também as disciplinas "técnicas", como: Conforto Ambiental, Tecnologia da Construção, Resistência dos materiais, Planejamento Urbano e vários outros. Claro que isso muda de acordo com a faculdade, algumas tem sua grade mais voltada para a arte, outras para cálculos. Por isso, se você pretende cursar Arquitetura, pesquise as grades curriculares das faculdades que você pretende cursar. As vezes aquela faculdade dos seus sonhos não tem a grade que você pretende cursar. No meu caso é o contrário, minha faculdade dos sonhos é a UFRJ, e ela possui uma grade mais voltada a arte, o que seria ótimo pra mim caso eu queira um dia me transferir para lá, já que pretendo seguir na área de Restauração. Por isso pesquise bastante antes de escolher a faculdade ideal pra você! ;)

O que preciso saber?

Bom, antes de tudo você tem que ser criativo. Criatividade é essencial pra seguir na carreira de arquiteto. Também tem que gostar de artes, de estudar e pesquisar sobre novos materiais e tecnologias, e também tem que estar sempre se atualizando e pesquisando novas tendências. E com isso vem a próxima pergunta, que é, sem sobra de dúvidas, a maior de todas as pessoas interessadas em estudar Arquitetura e Urbanismo.


Preciso saber desenhar???

Sim, é preciso saber desenhar, nem que seja o básico do básico, ainda mais se for fazer o THE (Teste de Habilidade Específica), presente na maioria das faculdades. Mas isso não quer dizer que você precisa chegar na faculdade sendo um expert no desenho, afinal temos várias matérias de desenho em que aprenderemos a desenhar perfeitamente. É óbvio que aqueles que ingressam a faculdade já sabendo e tendo facilidade pra desenhar terá uma vantagem inicial, mas não é obrigatório você ser um mestre do desenho antes mesmo de entrar na faculdade, tendo uma noção de desenho, já ajuda e muito.

O desenho é essencial no curso e na vida de um arquiteto!

Como ingressar no curso?

Como disse antes, a maioria das faculdades realizam o THE como forma de ingresso (além do vestibular), o que não foi o meu caso, já que eu ingressei pelo PROUNI em uma universidade privada em que não era preciso realizar nenhum teste de habilidade. Lembrando que pelo SISU não é possível se inscrever para o curso de Arquitetura e Urbanismo (aqui no Rio não era, mas não sei em outros estados). Se você pretende cursar em alguma pública provavelmente terá que fazer o THE, que é realizada pela Universidade a parte, e apenas aqueles aprovados e considerados aptos no THE poderão continuar o processo de seleção.

Qual é a melhor? Pública ou Privada?

Claro que as Universidades Públicas tem um status, uma "fama" de ser melhor, mas acho isso muito relativo. As faculdades públicas e privadas tem todas prós e contras, vejo pelo meu lado, minha faculdade não é a melhor do ranking das faculdades, mas tenho excelentes professores formados pelas melhores universidades, e penso que, se o aluno quiser ele pode ser tanto o melhor quanto o pior, independente se estuda em uma faculdade pública ou privada. 

Não vou dizer aqui se acho um ou outro melhor, gosto da minha faculdade, mesmo com vários problemas, do mesmo jeito que alunos de instituições públicas gostam das suas faculdades mesmo com os vário problemas delas. Eu fiz aquilo que me era possível no momento, ganhei uma bolsa de estudos e não iria desperdiçar a chance que tive. Já pensei muito em me transferir para uma pública, mas as várias greves me fizeram desistir por enquanto, quem sabe no futuro eu mude de ideia de novo, nunca se sabe.

Considerações finais

O curso é bem difícil e requer muita disposição e comprometimento. Prepare-se para virar noites e abdicar de vários fins de semana para finalizar um projeto. E tenha em mente que isso não acabará com a faculdade, arquitetos trabalham com prazos e muitas vezes esses são mínimos. A tendência é só piorar! Mas se você gosta do que faz e faz com amor, tudo isso não será em vão!

No começo tive muitas dúvidas, mas hoje posso afirmar convicta de que escolhi o curso certo. Não me vejo fazendo outra coisa! Essa é uma dica que dou: imagine-se daqui a 10 anos: você consegue se enxergar trabalhando e vivendo nessa área? Consegue se enxergar feliz assim? Então, querido(a), se joga! Eu já fiz 2 anos de direito e desisti depois de perceber que não seria feliz trabalhando na área, hoje não corro mais esse risco, encontrei a carreira da minha vida!



Então cupcakes, o post ficou bem grande, mas não tinha como ser diferente, é muita coisa!!! 

Espero que tenham gostado e ajudado vocês que pensam em cursar Arquitetura. Arquitetura é vida! <3

Beijinhos e até a próxima!

Você também pode gostar desses:

0 comentários